Terça, 29 Julho 2014
UNRIC logo - Portuguese

A ONU na sua língua

Presidente da Assembleia Geral sublinha papel dos parlamentos na erradicação da pobreza

Os parlamentos têm um papel crucial a desempenhar na ajuda aos Estados, tendo em vista a consecução dos objectivos de redução da pobreza no mundo, nos próximos cinco anos, disse o Presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, exortando as assembleias nacionais a velarem porque os governos se mantenham empenhados no cumprimento dos seus compromissos.

“Se quisermos alcançar os ODM [Objectivos de Desenvolvimento do Milénio] até 2015, os parlamentos nacionais deverão ter em conta nos seus trabalhos diários os objectivos internacionais em matéria de desenvolvimento”, disse Joseph Deiss aos jornalistas, à margem das audições parlamentares conjuntas organizadas pela ONU e a União Interparlamentar.

Os parlamentos devem velar por que sejam afectados aos programas nacionais sobre ODM os recursos que a sua implementação exige, declarou. Salientou também o papel dos parlamentos no domínio do apoio ao trabalho das Nações Unidas, acrescentando que são essenciais para assegurar a transparência e a responsabilidade nos processos de tomada de decisões.

“A União Interparlamentar é uma interface entre o trabalho dos diferentes órgãos das Nações Unidas e os parlamentos nacionais”, afirmou Joseph Deiss. “As audições parlamentares que têm decorrido aqui desde ontem são, pois, uma importante oportunidade para aproximar ainda mais as duas instituições”, acrescentou.

Theo-Ben Gurirab, Presidente da União Interparlamentar, informou que as audições, subordinadas ao tema “Em direcção à recuperação económica: repensar o desenvolvimento, reestruturar a governação mundial”, se debruçaram sobre várias questões, nomeadamente a reforma do sistema financeiro internacional e tópicos que figuram no programa de trabalho da ONU.

(Baseado numa notícia divulgada pelo Centro de Notícias da ONU a 3/12/2010)

Dia 30 de Julho – Dia Internacional da Amizade

Este dia foi proclamado Dia Internacional da Amizade em 2011 pela Assembleia Geral da ONU com a ideia de que a amizade entre povos, países, culturas e pessoas pode inspirar os esforços de paz e construir pontes entre pessoas.

Faixa publicitária

O Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), sedeado em Bruxelas, presta informação sobre as actividades da ONU nos países da região, incluindo Portugal. Põe à disposição do público os principais relatórios da ONU, documentos, publicações, fichas informativas, comunicados de imprensa e notícias, em várias línguas, nomeadamente o português.