Terça, 23 Setembro 2014
UNRIC logo - Portuguese

A ONU na sua língua

Assembleia-Geral da ONU proclama o dia 6 de abril como “Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz”

559145assemblysportA Assembleia-Geral das Nações Unidas decidiu na passada sexta-feira (23 de agosto) proclamar o dia 6 de abril como "Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz". O Presidente da Assembleia-Geral, Vuk Jeremic, saudou o carácter histórico desta resolução e manifestou a esperança de que os valores do desporto alimentem as deliberações presentes na definição da agenda de desenvolvimento pós-2015, data limite para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

“Ao proclamar este Dia Internacional, prestemos homenagem às grandes lendas do passado, que através das suas proezas atléticas, carácter e força moral conquistaram um lugar de honra no panteão da glória olímpica”, declarou Vuk Jeremic, acrescentando que o desporto é “um poderoso aliado da paz e da reconciliação”.

“Penso por exemplo nos campeões como Jesse Owens, que desafiou a ideologia nazi com a sua vitória espantosa em Berlim em 1936 “ acrescentou.

Nesta resolução, intitulada “Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz”, adoptada conforme emendada oralmente, a Assembleia-Geral sublinha que “todas as actividades que decorram da aplicação da presente resolução devem ser financiadas através de contribuições voluntárias”.

No âmbito da sessão, a Assembleia-Geral levou a cabo uma breve sessão informal com o Presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, e o número um do ténis mundial, Novak Djokovic, que é também Embaixador da Boa Vontade da UNICEF (na foto).

O Presidente da Assembleia-Geral afirmou que, em vários sentidos, o desporto encarna as mais valiosas características da humanidade. “É algo que requer perseverança e disciplina, encorajando os princípios da integridade, “jogo limpo”, e competição honrada, inspirando-nos a esforçarmo-nos além dos nossos limites”, declarou, referindo os valores universais do desporto que a ONU e o Comité Olímpico Internacional procuram promover.

Falando à Assembleia em nome da comunidade atlética mundial, Novak Djokovic afirmou que espera que este dia internacional motive as pessoas a fazerem mais para cultivar os valores intrínsecos do desporto como o jogo limpo, trabalho de equipa e respeito pelos adversários.

“Estes ideais são universais. Todas as sociedades de sucesso se baseiam neles, e quanto mais incutirmos o respeito por estes ideias, melhor será o mundo que deixamos aos nossos sucessores”, afirmou.

23 de agosto de 2013 – Centro de Notícias da ONU | raduzido por UNRIC

A semana em imagens

A emergência humanitária e de segurança no Sudão do Sul; a continuidade das atrocidades na Síria e as ações da ONU; a entrevista com a chefe de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, que está deixando o cargo; o perigo representado pelos novos “cigarros eletrônicos”; e a discussão global, em Samoa, sobre desenvolvimento sustentável nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens. Legendado pela ONU Brasil.

Faixa publicitária

O Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), sedeado em Bruxelas, presta informação sobre as actividades da ONU nos países da região, incluindo Portugal. Põe à disposição do público os principais relatórios da ONU, documentos, publicações, fichas informativas, comunicados de imprensa e notícias, em várias línguas, nomeadamente o português.