Domingo, 23 Novembro 2014
UNRIC logo - Portuguese

A ONU na sua língua

Assembleia-geral da ONU aprova tratado internacional para regular comércio de armas

TreatyA Assembleia-geral da ONU aprovou um tratado sobre o comércio mundial de armas que não conseguiu obter o apoio unânime na semana passada, mas recebeu o apoio da maioria dos Estados-Membros quando submetido a votação ontem.

A resolução, que contém o texto do tratado, que regula o comércio internacional de armas convencionais, recebeu 154 votos a favor. Três Estados-Membros - República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Irã e Síria - votaram contra a decisão, enquanto 23 países se abstiveram.

A ação de ontem veio no seguimento do fracasso da última quinta-feira a Conferência das Nações Unidas sobre o final de Comércio de Armas (TCA) para chegar a um acordo entre todos os 193 Estados-Membros em um texto do tratado na conclusão de sua sessão de duas semanas.

A aprovação do tratado foi recebida por vários membros da ONU, incluindo o Secretário-Geral Ban Ki-moon, que o saudou como uma nova ferramenta poderosa nos esforços para prevenir graves abusos dos direitos humanos, e acrescentou que irá fornecer o tão necessário impulso para o desarmamento global.

"É uma conquista histórica diplomática - o culminar de sonhos de longa data e muitos anos de esforço", disse ele num comunicado divulgado após a ação da Assembleia. "Esta é uma vitória para os povos do mundo todo".

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) saudou a adoção do tratado como um passo crucial para proteger as crianças, em que irá regulamentar a transferência de armas de um país para outro.

"O Tratado de Comércio de Armas pede aos Estados para considerar explicitamente o risco de a permissão de uma transferência de armas pode facilitar atos graves de violência contra mulheres e crianças", afirmou Susan Bissell, chefe da UNICEF para a Proteção à Criança numa nota de imprensa. "Isso é fundamental, uma vez que as armas são hoje uma das principais causas de morte de crianças e adolescentes em muitos países, incluindo muitos que não estão em guerra", acrescentou.

O Assessor Especial da ONU sobre a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng, saudou a inclusão no tratado da proibição da transferência de armas que seriam utilizadas na prática de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra e exortou os Estados a agir rapidamente para aplicar esta proibição, enquanto se aguarda a sua entrada em vigor.

"O Genocídio depende em parte da disponibilidade de armas e munições", disse ele em um comunicado. "Apesar de algumas deficiências do tratado, a sua adoção representa um passo importante na luta para impedir o genocídio e fornece uma nova ferramenta legal para proteger as pessoas que correm risco de morte, e os grupos ameaçados de destruição".

Falando antes da votação, o Presidente da Assembleia Geral, Jeremiæ Vuk, classificou o texto como "inovador", "robusto e possível de implementar".

Ele lembrou que, em 2006, os Estados-membros se comprometeram a envolver-se em um esforço multilateral para a produção de um instrumento juridicamente vinculativo, que estabelece normas comuns para a importação, exportação e transferência de armas convencionais - incluindo navios de guerra e tanques de batalha, combate aeronaves e helicópteros de ataque, bem como armas pequenas e leves.

"Eu, pessoalmente, acredito que o texto final da conferência atende a esses compromissos, em grande medida", afirmou o Sr. Jeremiæ, acrescentando que a falta de um marco regulatório para tais atividades tinha dado uma contribuição "assustadora" para conflitos em curso, instabilidades regionais, êxodo de populações, o terrorismo e o crime organizado transnacional.

O texto estabelece uma relação com a presença de armas em todo o mundo em desenvolvimento, especialmente em áreas afetadas pelo conflito, com o desafio do desenvolvimento sustentável e garantia dos direitos humanos, acrescentou o Sr. Jeremiæ.O presidente da conferência ATT, o Embaixador da Austrália Peter Woolcott, observou que a conferência "chegou muito perto do sucesso". Ele elogiou todas as delegações para "trabalhar duro, negociar de maneira construtiva e olhando para o sucesso", acrescentando que os diferentes interesses e perspectivas na sala de conferências exigido trabalho através de questões complexas.

Cada versão do texto construído sobre os anteriores, disse Woolcott, representou a "expressão de um forum de negociação, compromisso entre muitos interesses diferentes no quarto e, finalmente, o que poderia comandar um consenso da conferência final".Uma vez que o texto foi rejeitado na noite de quinta-feira, um Estado-Membro apresentou um projecto de resolução da Assembleia Geral, na mesma noite, de acordo com o Gabinete do Presidente da Assembleia.

Ao contrário da Conferência, onde todos os 193 Estados-Membros tiveram de concordar com o texto final, na Assembleia era necessária apenas a maioria simples, ou 97 votos, para passar o texto. O tratado entrará em vigor em 90 dias após ser ratificado pelo signatário de número 50.

O tratado regula todas as armas convencionais dentro das seguintes categorias: carros de combate, veículos blindados de combate, sistemas de artilharia de grande calibre, aviões de combate, helicópteros de ataque, navios de guerra, mísseis, lançadores de mísseis, armas pequenas e armamento leve.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, o tratado não vai interferir no porte doméstico, no comércio ou no direito de portar armas pelos Estados-Membros; proibir a exportação de qualquer tipo de arma; direito de legítima defesa dos Estados ou minar padrões nacionais de regulação de armas já em vigor.

02 de abril de 2013 | Centro de Notícias da ONU (Traduzido por UNRIC)

69º Aniversário da Organização das Nações Unidas assinalado em Lisboa e Porto

UNDAY-PT

Façamos um mundo melhor

Vamos fazer do mundo um lugar melhor

Vídeo apresentado no contexto da Cúpula do #Clima das Nações Unidas.

Faixa publicitária

O Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), sedeado em Bruxelas, presta informação sobre as actividades da ONU nos países da região, incluindo Portugal. Põe à disposição do público os principais relatórios da ONU, documentos, publicações, fichas informativas, comunicados de imprensa e notícias, em várias línguas, nomeadamente o português.